segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O Leitor (The Reader, 2008)

Que filme lindo. Mecheu demais comigo, assim que o filme acabou eu comecei a chorar (ainda não sei porque). Stephen Daldry comanda de maneira magnífica a história e mantém o controle durante todo o filme, em cada tomada sentimos a mão do diretor que sabe trabalhar muito bem os ângulos da câmera. A história do filme é belíssima e a adaptação é muito bem feita (ainda não li o livro, mas acredito que seja) e tudo se encaixa tão perfeitamente. Não há o que tirar nem pôr no filme.

Que elenco é esse???
Kate Winslet entrega a melhor performance de sua carreira. Hannah é uma personagem adorável e conseguimos nos conectar à ela de uma maneira absurda. Kate é principal sem dúvidas, mas esse ano ela disputa com ela mesma. Sua atuação em Foi Apenas Um Sonho é tão boa quanto essa aqui, mas April é muito apática o que contribui para que ninguém consiga simpatizar-se com ela. Já Hannah é uma personagem muito complexa e que carrega diversas pessoas em si mesma (por isso a fácil identificação).
David Kross dá um show de atuação e merecia MUITO a indicação! É impressionante a conexão entre ele e Ralph Fiennes, que conseguem atuar perfeitamente as diferentes fases da vida de Michael e toda sua transformação.

A parte técnica do filme é um primor. A fotografia é linda demais e é um dos charmes do filme. Direção de arte, figurinos, maquiagem impecáveis. Ao contrário do que imaginava a montagem do filme é ótima e funciona perfeitamente, não foi prejudicada em nada devido ao adiantamento do lançamento do filme. E temos aqui a melhor trilha do ano, Nico Muhly compõe uma trilha invasiva que ao invés de ditar as emoções ela ajuda tudo a fluir melhor e é fundamental ao funcionamento do filme.

O Leitor é um filme pra se ver sozinho, em silêncio, com total atenção para que você possa se conectar com o filme que oferece esse tipo de conexão com o espectador. E prova dessa conexão é o fato de eu ter visto o filme sem legenda e ter conseguido entender tudo o que nunca havia acontecido comigo antes. E essa é, com certeza, a obra prima de Stephen Daldry.

Filme muito injustiçado em diversas premiações, mas devidamente lembrado no Oscar, no Globo de Ouro e no BAFTA. Mereceu todas as indicações que teve a essas premiações.
As indicações que eu daria ao filme: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz (Kate Winslet), Melhor Ator (David Kross), Melhor Ator Coadjuvante (Ralph Fiennes), Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora.

Nota: 10

7 comentários:

  1. Adorei!
    Pelo que eu li, e teu blog que tbm é muito bom...acho q vc deve seguir esse caminho mesmo.
    E ficarei feliz de ter um colega de trab assim.

    ResponderExcluir
  2. 10? Uau. Tava meio na birra com esse filme por ter entrado "no lugar" de 'Dúvida', mas agora vou usar a razão e esperar para assistir. E com expectativas.

    ResponderExcluir
  3. 10?? owwww, não esperava por isso rsrsrsrsrsrs

    Não espero tudo isso do filme, até pq tenho um certo feeling de que Billy Elliot e As Horas são imbatívies. E dizem que Kate faz muito mais em Foi Apenas Um Sonho.

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Só esperando pra ver ...

    Lembrando que, seguindo uma das regras do "Olha que Blog Maneiro", tenho que avisar sobre o selo que coloquei no blog para você repassar.

    ResponderExcluir
  5. Alex, estamos em sintonia. Concordo com tudo, especialmente com "é um filme para se ver sozinho". Fomos eu e uma amiga no cinema, o filme acabou, os dois ficaram sentados, olhando a tela, aí levantamos, fomos até a rua sem falar nada, eu vi que os dois tomaram um ar e ela vira "meu... eu to sem palavras!".


    chorei tanto... quando ela diz que escreveu o relatório, ela na prisão aprendendo a ler, aliás, o filme todo... ela com o menu na mão... filme sublime, sensível. traduz o que é o Stephen Daldry, que em três filmes não errou em momento algum, e, pelo contrário, em dois anos fez o melhor filme do ano (As Horas e O Leitor). Quando que vem o Oscar dele hem?


    E Kate... nem vou falar... Mas ela me destruiu nesse filme... sublime, sensacional. April foi excelente... Mas a humanidade e a igenuidade de Hanna, somada a ignorância e a solidão... gente... sem palavras...

    ResponderExcluir
  6. Nao entendi quando Hanna e promovida no trabalho pelo belo relatorio que fez se nao sabia escrever???Quando trabalhava no bonde.

    ResponderExcluir