
Que elenco é esse???
Kate Winslet entrega a melhor performance de sua carreira. Hannah é uma personagem adorável e conseguimos nos conectar à ela de uma maneira absurda. Kate é principal sem dúvidas, mas esse ano ela disputa com ela mesma. Sua atuação em Foi Apenas Um Sonho é tão boa quanto essa aqui, mas April é muito apática o que contribui para que ninguém consiga simpatizar-se com ela. Já Hannah é uma personagem muito complexa e que carrega diversas pessoas em si mesma (por isso a fácil identificação).
David Kross dá um show de atuação e merecia MUITO a indicação! É impressionante a conexão entre ele e Ralph Fiennes, que conseguem atuar perfeitamente as diferentes fases da vida de Michael e toda sua transformação.
A parte técnica do filme é um primor. A fotografia é linda demais e é um dos charmes do filme. Direção de arte, figurinos, maquiagem impecáveis. Ao contrário do que imaginava a montagem do filme é ótima e funciona perfeitamente, não foi prejudicada em nada devido ao adiantamento do lançamento do filme. E temos aqui a melhor trilha do ano, Nico Muhly compõe uma trilha invasiva que ao invés de ditar as emoções ela ajuda tudo a fluir melhor e é fundamental ao funcionamento do filme.
O Leitor é um filme pra se ver sozinho, em silêncio, com total atenção para que você possa se conectar com o filme que oferece esse tipo de conexão com o espectador. E prova dessa conexão é o fato de eu ter visto o filme sem legenda e ter conseguido entender tudo o que nunca havia acontecido comigo antes. E essa é, com certeza, a obra prima de Stephen Daldry.
Filme muito injustiçado em diversas premiações, mas devidamente lembrado no Oscar, no Globo de Ouro e no BAFTA. Mereceu todas as indicações que teve a essas premiações.
As indicações que eu daria ao filme: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz (Kate Winslet), Melhor Ator (David Kross), Melhor Ator Coadjuvante (Ralph Fiennes), Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora.
Nota: 10